Todo designer de moda, ao desenvolver uma coleção, ainda que pelo empirismo, deve lançar mão de certos recursos, para que, ao final, o produto desenvolvido seja de grande êxito.
Mesmo que não tenha conhecimento de algumas ferramentas de criação, o profissional perspicaz busca sempre aguçar sua capacidade de sensibilidade estética em dispor, de forma coesa, no processo de desenvolvimento da coleção, alguns elementos, para respeitá-los ou contestá-los...
A eles (os elementos) damos o nome de Princípios do Design e que são: repetição, ritmo, gradação, radiação, contraste, harmonia, equilibrio e proporção...
Mesmo que não tenha conhecimento de algumas ferramentas de criação, o profissional perspicaz busca sempre aguçar sua capacidade de sensibilidade estética em dispor, de forma coesa, no processo de desenvolvimento da coleção, alguns elementos, para respeitá-los ou contestá-los...
A eles (os elementos) damos o nome de Princípios do Design e que são: repetição, ritmo, gradação, radiação, contraste, harmonia, equilibrio e proporção...
REPETIÇÃO
Tem a ver com a repetição simples dos elementos numa peça...
Dada a simetria do corpo humano, a busca pela repetição é inevitável, pois sua ausência chamaria muito mais a atenção, do que sua presença.
Pegue-se o exemplo das imagens, acima, embora haja certa complexidade em algumas delas, a repetição de alguns detalhes é presente e são necessários, para equilibrar a criação...
Dada a simetria do corpo humano, a busca pela repetição é inevitável, pois sua ausência chamaria muito mais a atenção, do que sua presença.
Pegue-se o exemplo das imagens, acima, embora haja certa complexidade em algumas delas, a repetição de alguns detalhes é presente e são necessários, para equilibrar a criação...
RITMO
É também um tipo de repetição, só que de maneira complexa...O padrão é sempre interrompido, quando a repetição começa a se tornar comum.
GRADAÇÃO
A gradação é um tipo de repetição complexa, em que determinados elementos, nos modelos, adquirem dimensões crescentes ou descrescentes em relação ao anterior.
Na estamparia ou no tingimento, a gradação se dá, quando a cor do tecido é em degradê...
RADIAÇÃO
Tanto franzido, quanto drapeados são exemplos de radiação... Ela é o resultado de linhas, que partem de um ponto (comum ou não) irradiando-se para direções diferentes, numa mesma peça, criando volumes e efeitos surpreendentes.
CONTRASTE
É relativo à divisão do foco de atenção sobre duas áreas, para que o olhar avalie à qual delas dar maior atenção, ao mesmo tempo, em que o destaque fica em ambas. Ou seja, uma projeta a outra.
Nos tecidos, a intenção é aumentar a percepção para as texturas...
Nas cores, busca-se a ilusão de intensificar a luminosidade ou a temperatura, conforme as figuras abaixo:
HARMONIA
Ao contrário do senso comum, a harmonia não se opõe ao contraste. Pelo contrário, refere-se mais ao agrupamento de elementos com características próprias, para criar combinações acertadas, propiciando assim, um maior expectro de opções, no que diz respeito às formas, às texturas ou às cores....
Sendo assim, a harmonia, também, pode ser resultado da combinação inusitada do contraste...
EQUILÍBRIO
Este principio tem a finalidade de distribuir os volumes das peças em relação ao corpo humano, criando equilibrio e harmonizando-as com as partes superior e inferior dele ( tops e bottons, respectivamente).
Ou seja, quando há volume em uma das partes, a oposta, automaticamente, compensará com a ausência deste, para dar estabilidade visual...
PROPORÇÃO
No design de uma peça, a proporção tem a ver com a forma com que comparamos uma das partes em relação ao todo.
O foco dessa ferramenta é o uso "inteligente" de aviamentos, acessórios e detalhes, para que não haja ruídos entre as partes, e possa resultar dessa combinação uma estabilidade na composição final...
Imagens: Galeria do Google
Fonte de Referência: TREPTOW, Doris. Inventando moda: planejamento de coleção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário