segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Desenvolvimento de Coleção-Elementos Designer



Para o designer de moda, antes de começar a pensar sua coleção, é necessário considerar alguns aspectos, que determinarão o sucesso do desenvolvimento de seu produto.
Atento às macrotendências, deve levar em conta elementos, que começam a se desenhar no insconsciente coletivo e que vão eclodir nas próximas temporadas, que são: a Silhueta, a Linha, a Textura e a Cor. Elementos esses, que, discretamente vão se insinuando ao longo das estações, sendo percebidos e captados nas coleções dos grandes criadores, nas feiras, nos ícones da música pop...
E que acontecem, não só no campo da moda, mas na arte, como um todo.
Por isso, estar atento e "antenado" ao que acontece à sua volta, é um adjetivo, que o criador não deve prescindir de possuir...
De uma maneira breve, vamos discutir esses elementos, a seguir...

SILHUETA
 
Refere-se ao contorno do corpo, para evidenciar esta ou aquela parte...Por essa questão tem muito a ver com o contexto histórico, no qual se encontra a pesquisa inserida.
Não à toa, nem raro, alguns fligts de estação podem aparecer no mercado de consumo local, por anseio de um determinado grupo. Por isso, quanto mais a atenção do estilista estiver ligada a esses acontecimentos, mais rápido ele poderá responder com criações adequadas ao seu público alvo

LINHAS

De posse da silhueta desejada, o passo seguinte é buscar quais linhas são mais apropriadas para o intento de proporcioná-la e conseguí-la (a silhueta), na peça desenvolvida.
As linhas interferem na percepção do volume...Por isso, ao lançar mão disso, explorando as linhas verticais, para alongar a silhueta, horizontais para achatá-la ou diagonais, para confundí-la, entre outras, o designer de moda pode causar várias impressões na roupa. Conhecê-las é uma habilidade, que ele precisa desenvolver.

TEXTURA
 
Ao mesmo tempo em que é visual a relação da roupa com o corpo, é também sensorial. Por isso, o toque, a textura da peça confeccionada é de importância ímpar. Conhecer as diversas propriedades dos tecidos, dos acessórios e aviamentos com os quais se está trabalhando é míster para o profissional de moda.
Tamanha é a relevância deste elemento, que ao se definir a silhueta e as linhas, os tecidos (e adajcentes) devem acompanhá-las, para não dar outra conotação, senão a proposta para a coleção 

COR
 
Tem a ver com a luminosidade que o criador quer imprimir à sua coleção. De nada adianta, uma silhueta bem estruturada, em linhas harmônicas e texturas propícias, se a cor é dissonante...
Ela é elemento importantíssimo, pois dependendo do reflexo, que ela confere ao objeto (no caso a roupa), pode acentuar mais ou menos a proposta do criador...Seja nas quentes, na médias ou frias.
Como vimos, esses quatro elementos devem manter um diálogo constante, para que ao final, a harmonização se dê, por completo...Ou não: a sugestão de quebra de novos padrões, que resultem em peças surpreendentes ao consumidor, podem ser consequência da desobediência desses conceitos...
Em ambos os casos o conhecimento desses princípios é de vital importância....  


Imagens: Galeria do Google Fonte de Referência: TREPTOW, Doris. Inventando moda: planejamento de coleção.

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